“Prós gajos que partem garrafas comigo
Me chamam amigo
protegem-me à volta
das costas ao umbigo”
in Todos Gordos – Mind Da Gap

Existe um sentimento de irmandade transversal a todo este movimento do qual fazemos parte – o hip-hop. Isto sente-se desde a relação que temos com as marcas que usamos, ao calão que falamos e aos artistas que seguimos. Até podemos falar mal uns dos outros, mas na hora da verdade protegemos sempre os nossos.

“Protect Ya Neck” é uma exposição focada neste sentimento de protecção numa cultura que é nossa. É focada no irmão que vigia durante a missão. No sócio que dá aquele preenchimento para acelerar o processo. No bro que carrega o material. No tropa que fotografa e filma. No mano que reconhece quando vê uma nova peça na rua.

Exposição Colectiva

12 Artistas = 6 cachecóis

Queremos que esta seja uma celebração da pertença nesta contracultura que tanto prezamos. Para isto, a Circus deu liberdade a seis artistas para convidarem outros seis e mostrarem aquilo que sentem como verdadeira “irmandade” num objecto artístico fora do comum mas que tudo tem a ver com o tema – um cachecol. Para além desta peça, cada artista criou também um desenho que foi impresso em risografia.

COMPRA AQUI

Artistas Convidados

O convite dos artistas começou por nós, para o qual escolhemos 6 artistas de diferentes cidades: Akacorleone, Dxtr, Min, Nacho Eterno e The Caver. Estes 6 artistas convidaram outros 6, com a qual sentiam alguma espécie de irmandade: Smithe, Vidam, Lobovision, Gr170 e Arde.

Akacorleone

Parceria com Smithe One

Akacorleone é Pedro Campiche, um artista visual português e desenhador compulsivo que começou como graffiti writer em Lisboa. Depois de trabalhar uns anos como designer gráfico em estúdios, decidiu iniciar o seu percurso como ilustrador, uma vez que acreditava que isto poderia complementar a sua carreira artística. No campo das artes visuais, é conhecido pela sua destreza no uso de cores, tipografia, personagens e formas refinadas. Tem mostrado o seu trabalho em exposições a solo e colectivas desde 2010.

Smithe One

Parceria com Akacorleone

Smithe (aka Luis Enrique) cria seu próprio universo, que fica algures entre a ficção científica e surrealismo, dominado por tons pastel ricos e estilisticamente inspirado na psicadelia. Pintou alguns dos graffitis e murais mais impressionantes da Cidade do México, mas Smithe não se fica pela sua cidade natal e leva também o seu talento além fronteiras, incluindo Miami e Nova York. Tem uma relação séria com os conceitos de construção, destruição, estrutura e o eu, como podemos ver nas suas obras.

Min

Parceria com Lobovision

Min é Rita Goulão - natural do Porto, vive actualmente em Barcelona e dedica-se à direcção de arte, ao design gráfico e à ilustração. No seu trabalho coabitam personagens de mundos diferentes, e é clara a sua obsessão por tipografia e cores vivas. Colabora activamente com o colectivo Monster Jinx, uma editora independente da qual foi designer e diretora de arte.

Lobovision

Parceria com Min

Lobovision é o alter-ego de Daniel Marques, atualmente a viver em Barcelona. Apesar de se especializar em design gráfico, foi na ilustração que sempre se sentiu mais ``em casa``. À medida que as duas áreas evoluíam, foi através da moda que encontrou maneira de as fundir, desenvolvendo vários estilos de design como design de personagens, tipografia, ilustração, entre outros. Era uma tela nova e enorme, com alcance mundial. Sempre influenciado pela arte, música, arte urbana e fotografia, Lobovision começou a formar-se e a evoluir.

The Caver

Parceria com Arde

The Caver nasceu em Lisboa e pinta as ruas desde os 15 anos. Tem desenvolvido um estilo único, atravessando actualmente uma fase com formas simples e contrastantes, mas com uma complexa mistura de elementos gráficos de forma a criar uma composição forte de conteúdo enigmático. Trabalhou como designer, ilustrador e tatuador, mas a rua continua a ser o seu escritório favorito, investindo grande parte do seu tempo em pinturas murais por Portugal inteiro e noutros países.

Arde

Parceria com The Caver

Nascido no Porto, Arde define-se em formas limpas e cortadas, usando cores cada vez menos saturadas e que resultem num fim clean e agradável. Bebe influências dos cartoons da sua vida, do cinema Sci-Fi/Horror, da fauna e da flora, e da arte oriental pela qual é apaixonado. O universo da tatuagem, para o qual despertou recentemente, levou-o a explorar um novo mundo que acrescentou ao seu background de design gráfico e grafitti. Arde pinta desde sempre, compulsivamente, tendo ou não um objectivo.

GR170

Parceria com Nacho Eterno

GR170 aka “Grito” vive, pinta e sobrevive nos arredores de Barcelona. É membro do coletivo MIXED MEDIA e pinta na rua desde o início de 2000. O seu trabalho destaca-se pela presença de personagens coloridas e de estética infantil, com cores vibrantes, linhas grossas, e uma quantidade de detalhes que faz qualquer um fixar as suas composições durante algum tempo. Além disso, GR170 trabalha também com serigrafia, escultura e vídeo, mas vai sempre gostar mais do cheiro a tinta.

Nacho Eterno

Parceria com GR170

Nacho Eterno é um artista multidisciplinar sediado em Barcelona, que trabalha com ilustração, tatuagens e muralismo contemporâneo. O seu estilo evolui através forma coerente de executar, fundamentado na estética simples e espontânea com formas suaves e cores minimais. A sua inspiração vem maioritariamente de culturas antigas: a arte indígena colombiana, peruana, mexicana e africana estão no centro do seu imaginário.

Dxtr

Parceria com Vidam

DXTR é um ilustrador e street artist sediado em Berlim, que começou a grafitar em '99. Parte da The Weird Crew, DXTR traduz seu estilo arrojado e vibrante entre paredes e impressão. Mostrando personagens como tigres com olhos de joia, caras de sapatilha com óculos-de-sol e caveiras de cores doces, o trabalho do DXTR é selvagem, mas brutalmente limpo. Trabalhou para clientes como Amnesty International, Adobe, Nike, Disney, entre muitos outros e já expôs em cidades por todo o mundo.

Vidam

Parceria com Dxtr

Vidam é um artista e ilustrador de Berlim nascido em Budapeste. Enquanto estudava design gráfico, percebeu que a sua verdadeira paixão era ilustração e pintura. Uma combinação do abstracto com caracteres, linhas limpas, cores suaves e formas angulares são a base das suas obras. Fundou e trabalhou 12 anos no estúdio de design Peachbeach, e enquanto parte integrante da crew “The Weird”, viaja agora pelo mundo a pintar paredes e a expôr as suas obras de arte em galerias por todo o mundo.

Richt

Parceria com 45RPM

Originalmente parte da primeira onda de street art britânica do início dos 2000, Richt consagrou-se tanto na cena artística como no mundo da ilustração. Na última década concentrou-se na ilustração e na pintura mural, além de ter feito curadoria e participado em inúmeras exposições coletivas. Mais recentemente, Richt esteve pelos Estados Unidos e pela Europa a pintar murais de grande escala e passou um ano na direcção de arte de um projeto europeu da Vans.

45RPM

Parceria com Richt

45RPM é um artista multidisciplinar de Bristol, que mete as suas mãos pintadas nas mais diversas áreas criativas. É especializado em graffiti, design gráfico e ilustração, mas explora qualquer forma criativa que encontre no caminho. Apesar de já trabalhado por todo o mundo, a maior parte dos dias de 45RPM são passados no seu estúdio. Foi publicado em vários livros, incluindo nos Street Sketchbooks, êxitos de vendas da Thames & Hudson. De cartazes a aviões, não há muito que ele não tenha pintado.