Quem somos nós?

A Circus Network nasce em 2012 enquanto organização cultural informal, evoluindo no ano de 2015 para se transformar em agência criativa, galeria de arte, loja e co-work. Este espaço dedica-se à arte urbana, à ilustração, à música e ao design. Localizada no coração da cidade do Porto, no denominado “Bairro das Artes” (Rua do Rosário, 54), tem como objectivo primordial promover o talento português procurando estreitar relações entre artistas, entidades e a comunidade envolvente. 

Essencialmente a Circus Network divide-se em 3: Agência Criativa à qual estão associados 16 artistas das áreas de ilustração e arte urbana; Galeria de Arte na qual está também inserida uma loja e um espaço de cowork; e por fim o Creative Hub que reune os diferentes serviços que a Circus oferece através da subcontratação de talentosos freelancers das várias áreas de comunicação. Mais informações abaixo. 

Como Começou?

O projecto Circus surgiu em 2012 como projecto final de licenciatura na Faculdade de Belas Artes da UP. Este projecto pretendia divulgar e incentivar a arte portuguesa através de uma exposição temática de ilustração e arte urbana, juntamente com uma festa com performances, música e projecção de vídeo. Com estas manifestações artísticas diversificadas pretendia diluir as linhas divisórias que possam existir entre as diversas vertentes artísticas e fomentar a partilha de ideias e processos.

A inauguração da exposição realizou-se dia 1 de Junho de 2012 e contou com a participação de 12 artistas plásticos, 10 músicos, 1 projecção de video e 3 artistas performativos. O evento chamou-se “Unleash the Animal Within”, sendo animais o tema da exposição, e todas as pessoas foram convidadas a vestirem a sua “pele de animal” e libertarem-se dos preconceitos naturalmente impostos pela sociedade.

Porquê Arte Urbana?

No desenvolvimento do primeiro evento, em 2012, a Circus organizou a pintura do mural exterior do Maus Hábitos pelos artistas Oker, Fedor e Post. Este contacto inicial com o graffiti fez-nos perceber que esta era uma área artística na qual existia muito talento no Porto e em todo Portugal e que era extremamente desvalorizada. Desde este ponto, a missão da Circus Network focou-se na valorização da arte urbana por parte das cidades e cidadãos assim como possibitar aos vários artistas urbanos a profissionalização desta arte.

Em 2013 organizou a pintura da fachada de um grande pavilhão em Guimarães e também o primeiro grande mural não comissionado do Porto (na foto). Além de todas as intervenções e eventos artísticos que a Circus Network realizou desde então até hoje, em Setembro de 2014 criou e produziu o primeiro e único festival de street art no Porto – o Push Porto. O festival reuniu mais de 50 artistas de várias áreas, raízes e origens, criando uma atmosfera artística única no Porto. Nos últimos anos a Circus mostrou-se como uma mais-valia para a vida cultural da cidade, tendo organizado diversos eventos culturais, pinturas de murais e workshops

Onde Estamos?

Em 2015 a Circus Network abriu o seu espaço físico onde está a galeria de arte, loja e espaço de cowork. O programa da Circus Network inclui exposições de artistas nacionais e internacionais, mostras colectivas, organização de pinturas murais, residências artísticas, workshops e a promoção da arte urbana enquanto expressão artística emergente.

Morada

Rua do Rosário, 54
4050-519 Porto

Contacto

circusnetwork.net@gmail.com
+351 22011998

Redes Sociais

i. instagram.com/circusnetwork
f. facebook.com/circusnetwork.net
y. youtube.com/circusnetwork